8 Dicas Para Turbinar Seu Cérebro e Mudar Sua Vida

aguaBeba água e turbine seu cérebro

Cada célula, tecido, e órgão necessitam de água para realizar as suas funções. A água ajuda a regular a temperatura do corpo, transportar materiais e oxigenar as células, remover as toxinas, prevenir a constipação, umedecer os tecidos, amortecer os  ligamentos, e manter o fluxo do sangue. Quando não tomamos suficiente água, o sangue fica mais concentrado. Não espere ter sede, beba mais água do que a sua sede demanda. Sucos de frutas e vegetais contribuem para a  hidratação, porém o café, o chá mate e o  álcool aumentam a perda de fluídos. A falta de hidratação é muitas vezes confundida com fome, o corpo pede água e você dá comida, podendo assim surgir problemas de sobrepeso e sobrecarregar os órgãos digestivos que necessitam de descanso. Nosso cérebro precisa de água, afinal ele é 77% formado de água.  As comunicações de um neurônio para o outro no cérebro ocorrem com melhor desempenho, diante de um corpo bem hidratado, por isso água é fundamental para o raciocínio e a concentração e consequentemente para o seu aprendizado. Quando você não bebe esse líquido constantemente todas as funções do seu corpo ficam prejudicadas. Água faz bem para seu corpo e sua mente!

Gerando mudança:

Inicie o hábito de beber água, comece com dois copos em jejum. Crie uma rotina de horários fixos no começo, para isso você pode usar a tecnologia a seu favor, já existem aplicativos com essa finalidade, ou se preferir use a agenda ou despertador do celular. Fique de olho na cor da sua urina, o ideal é amarelo bem clarinho, e não espere sentir sede para beber, a sede já é um sinal que passou da hora de se hidratar.

arAr puro o elixir da vida

O ar que respiramos contém oxigênio. As células vermelhas pegam o oxigênio dos pulmões e o transportam para as células do corpo. Cada célula necessita de oxigênio para fazer funcionar suas “usinas” de energia. É fundamental buscar lugares onde haja ventilação em que o ar puro possa ser respirado, por isso é importante manter toda a casa e o ambiente de trabalho bem ventilados, com as janelas abertas na maior parte do tempo. Os exercícios de respiração são excelentes para despertar o cérebro, uma respiração inadequada pode diminuir o desempenho cerebral e interferir negativamente no seu aprendizado. Sempre que possível passe um tempo em meio a natureza respirando ar puro, esse elixir da vida.

Gerando mudança:

Passamos muito tempo sentados, seja trabalhando ou estudando, e muitas vezes nem percebemos a hora passar. Crie o hábito de a cada uma hora se levantar e fazer um exercício simples de respiração, “inspire lentamente pelo nariz e solte lentamente pela boca, repita umas dez vezes”, parece simples mas fará uma enorme diferença, não somente auxiliará na oxigenação do seu cérebro, mas também ajudará a mudar seu estado emocional em momentos de estresse, trazendo tranquilidade e serenidade.

solLuz Solar Raios  de Saúde e Alegria

A vitamina D (que na verdade é um hormônio) é essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações. O principal meio de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar. Ela contribui para a força muscular, e sua ausência leva a perda dessa força e aumenta o risco de quedas e fraturas, é também essencial para a absorção do cálcio pelos ossos. Pessoas com deficiência de vitamina D chegam a aproveitar 30% menos de cálcio proveniente da dieta. O cálcio é responsável por fortalecer ossos e dentes. A deficiência deste nutriente pode causar o raquitismo na infância e a osteoporose na vida adulta.  A luz solar faz bem para o corpo e para a saúde do ambiente em que vivemos, mata a muitas bactérias, vírus, e mofo, assim sendo uma das principais orientações é que as casas tenham locais de iluminação solar. Às vezes, é necessário remover cortinas, abrir as janelas, suspender persianas para que os raios de sol entrem nos ambientes. Pesquisadores do Departamento de Nutrição da Universidade de Toronto, no Canadá tem demostrado que os problemas de saúde relacionados com a falta de exposição ao sol são piores que os relacionados ao excesso de exposição. Na dose certa, a luz solar é uma das grandes aliadas da saúde, não apenas da mente, como também do corpo. A exposição ao sol deve ser diária. No começo da manhã e ao final da tarde, tomando todos os cuidados, devido ao aumento da radiação, para evitar o risco de câncer de pele. Viva vivemos em um pais tropical!

Gerando mudança:

Amanheça o dia abrindo as janelas e deixando o sol entrar, tome de  15 a 20 minutos de sol ao dia nos braços e pernas, caminhadas de manhã e ao fim do dia se expondo ao sol são excelentes.  Mas principalmente consulte um médico para saber como está a sua taxa de vitamina D.

repousoRepouso Restauração do Corpo e Mente

Pessoas que não dormem o suficiente sentem falta de energia para as tarefas diárias, ficam deprimidas ou irritadiças, queixam-se de dificuldade de concentração, apresentam maior frequência de doenças infecciosas, acidentes automobilísticos e envelhecem mais rapidamente. Há evidências consistentes de que a privação de sono também aumente o risco de diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e obesidade. Por outro lado, os adultos que dormem mais do que sete a oito horas por dia enfrentam problemas semelhantes aos que dormem menos do que o necessário. Estudos mostram que entre sete e oito horas é o ideal. Dormir cedo também é muito importante, não apenas propicia uma vida mais longa, mas também mais feliz e saudável, o sono aumenta a imunidade, o humor, a motivação, a concentração, a memória e a capacidade de aprendizado. Segundo o Dr. Alexandre Feldman  o sono é mais importante que a maioria de nós imaginamos. Um sono suficiente e de boa qualidade durante a noite (e não durante o dia) diminui a incidência de depressão, pois promove o equilíbrio de neurotransmissores, hormônios e neurohormônios que beneficiam o bom humor, otimismo e motivação. Repare que praticamente 100% dos sofredores de depressão trocam o dia pela noite – ou seja, passam grande parte da noite acordados, e grande parte da manhã (e em alguns casos até da tarde) dormindo, o que contribui para o desequilíbrio daquelas importantes substâncias biológicas responsáveis pela saúde. Procure ir dormir no máximo até às 22 horas.

O Dr. Alexandre Feldman em seu artigo “Quem dorme pouco morre antes” dá algumas dicas para dormir mais cedo:

1 – Desligue equipamentos eletrônicos a partir das 19:00h. Por equipamentos eletrônicos entendem-se computador, smartphone, tablet e quaisquer outros emissores de luz direcionada aos olhos. Isso inclui a televisão! À primeira vista, essa orientação pode parecer contrária à intuição, pois nós justamente ligamos todos esses equipamentos à noite com a finalidade de relaxar e espairecer após um dia cheio. Mas ao mesmo tempo em que esses equipamentos distraem a mente das atribulações do dia, a luz e a estimulação cerebral provocada por eles provoca um atraso nos mecanismos cerebrais que culminam no sono, resultando num horário de dormir bem mais tardio. Ao mesmo tempo em que distraem, equipamentos emissores de luz dificultam dormir cedo.

2 – Use iluminação indireta, agradável e de baixa intensidade à noite em sua casa. Abajur, velas, lâmpadas incandescentes, dimmers e até lamparinas a óleo que você encontra em lojas de antiguidades e dão um charme incrível ao ambiente. Apenas lembre-se de tomar os devidos cuidados para não se queimar ou provocar um incêndio! Uma conversa agradável com entes queridos ou simplesmente uma leitura relaxante provocará um estado de calma propício para atrair um bom sono, muito mais cedo que você imagina.

3 – Durma o quanto mais cedo, durante 8 horas, todas as noites. Além de dormir cedo, é importante dormir no escuro total. Qualquer ponto de luz, por mais tênue que seja, é percebido pelas nossas células e modifica para pior o equilíbrio químico do nosso cérebro. Leve essa informação a sério e apague tudo (até a luzinha vermelha do aparelho eletrônico desligado). Vede qualquer ponto de luz que você não possa apagar: cubra a luz do ar condicionado com fita isolante, feche as cortinas, tenha blackout além de cortinas (blackouts são cortinas de lona que costumam ser instaladas por trás das cortinas com a finalidade de escurecer mais o ambiente). Lembre-se: a escuridão total é vital para que a qualidade do sono seja ótima. Isso vale também para suas crianças!

Além de se dormir o número de horas correta diariamente, é importante reservar um dia da semana para um processo de restauração das relações sociais e familiares, descanso das atividades física e mentais cotidianas e maior conexão espiritual com Deus.

Gerando mudança:

Inicie estes hábitos com diligência e disciplina, são mudanças simples, porém não é fácil para quem está tão enraizado em hábitos errôneos, mas nada é impossível. Comece aos poucos, inicie uma coisa por vez. Primeiro descubra o prazer da conversa noturna, ao invés de chegar em casa e ligar a televisão converse com alguém ou leia um livro, revise o seu dia e faça sua lista de atividades para o dia seguinte. Em poucas semanas você colherá os excelentes resultados da sua escolha.

nutricaoAlimentar-se Bem Para Viver Melhor

Para entender melhor o papel da nutrição adequada, primeiramente é necessário lembrar que nosso corpo é formado exclusivamente por células (aproximadamente 100 trilhões) e que as células são formadas por nutrientes (vitaminas, minerais, proteínas, lipídeos).
A cada dia, cerca de 50 bilhões de células se renovam e para que esse processo ocorra adequadamente, é necessário que esses nutrientes sejam fornecidos pela alimentação. Uma alimentação saudável facilita a comunicação entre os neurônios, aumentando também a capacidade de pensar a se concentrar, aprender e memorizar.

Uma alimentação saudável envolve dois aspectos: evitar alimentos que prejudicam o organismo e usar com moderação os alimentos que são benéficos. Não olhe as calorias dos alimentos, olhe os nutrientes. O que te nutri uma banana ou uma barra de cereal? Evite os rótulos ou seja, os industrializados, evite também alimentos refinados, prefira os integrais, as frutas, verduras e cereais. Quanto mais próximo do criado por Deus mais nutritivo e mais saudável.

Gerando mudança:

Faça um teste de 10 dias, inicie o seu café da manhã com muitas frutas e alimentos integrais. Coma muitas folhas e verduras na hora do almoço e faça um lanche de frutas a noite. Nós intervalos como apenas uma fruta e beba bastante água. Não desista diante das dificuldades, mudar de hábito nem sempre é fácil, aliás, na maioria das vezes não é, depois dos 10 dias comente aqui como está sua disposição, seu aprendizado e concentração.

exerciciosExercitando o Corpo Turbinando a Mente

É prevenção e é tratamento. A atividade física diminui 50% o risco de ataque cardíaco, aumenta o HDL- o bom colesterol e diminui o triglicérides, diminui a pressão arterial em paciente hipertensos, previne o câncer, aguça a capacidade mental, diminui a ansiedade, proporciona um sono reparador, melhora a digestão e o funcionamento dos intestinos. Diversos são os benefícios da atividade física, mas um grande ganho é que o exercício físico libera no cérebro substâncias que proporcionam a sensação de paz e tranquilidade. São as endorfinas, neuromediadores ligados à gênese do bem-estar e do prazer. Por ser um potente liberador de endorfina, o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente e faz falta como faria qualquer outra substância associada ao prazer, um dos motivos que combate também a depressão. Com o aumento da oxigenação cerebral, ajuda na memorização, concentração, gerando mais aprendizado. É um estilo de vida. Faça dele um hábito.

Gerando mudança:

É comum iniciar os exercícios e logo desistir, por isso procurar aliados é um excelente estimulo para iniciar. Não gostar de academia não é desculpa para não se movimentar, existem muitas opções, caminhada ao ar livre, esteira, bicicleta, pilates, hidroginástica, natação, esportes coletivos, etc. Comece com o que te dá mais prazer. Transforme a sua atividade física em rotina e não espere a segunda-feira para iniciar, comece agora mesmo!

temperancaTemperança o Segredo do Sucesso

Muitos não tem entendimento do que é a verdadeira temperança. Para muitos, a temperança é o controle próprio ou a moderação. Uma definição de temperança do dicionário Aurélio é: “Qualidade de quem modera apetites e paixões; outra definição de temperança mais completa do que a do dicionário é: A verdadeira temperança nos ensina a deixarmos completamente tudo que é prejudicial e usar moderadamente tudo que é saudável.

Temperança envolve mais do que a abstinência de certos tipos de drogas lícitas ou ilícitas, mas o uso dos remédios naturais de Deus, além de uma vida equilibrada no trabalho, no lazer e nas relações pessoais. Abster-se do que é prejudicial é no mínimo ser inteligente. As drogas mesmo as licitas como álcool e cigarro destroem a pureza da mente e da alma. A Dra. Katia Haranaka afirma que: “até os 25 anos, as pessoas que consomem álcool demoram cerca de três dias para voltar a ter discernimento pleno, ou seja, a ficarem “limpas”. Após essa idade, o tempo muda para sete dias. Assim, uma pessoa que ingere bebida alcoólica toda sexta e tem 26 anos ou mais, estará alcoolizada todos os dias. Isso significa dizer que estará sem o discernimento pleno do certo e do errado para si e, consequentemente, para o outro.

Lembrando:
100 ml de cerveja = contém 5 gramas de álcool;
100 ml de vinho = 15 gramas de álcool;
100 ml de vodka = 40 gramas de álcool;
100ml de whisky = 45 gramas de álcool.

Um fígado saudável metaboliza APENAS 30 gramas de álcool etanol e o transforma em uma forma menos inflamatória.

Pensem comigo… Beber duas vezes por semana, desde os 18 anos, traz bastante inflamação aos vasos sanguíneos e outros órgãos. Não é possível tentar negociar com o sistema de integridade do corpo. Para ele, o que importa é manter a vida, mesmo que para isso precise passar por uma doença inflamatória, uma autoimune ou até mesmo a depressão. Porque pagar para ver?”

Use com moderação aquilo que te faz bem, elimine completamente o que prejudica seu corpo, sua mente, sua alma. Busque o equilíbrio em todas as áreas da sua vida!

Gerando mudança:

Inicie sua mudança por substituição, substitua bebidas com álcool por bebidas sem álcool, o mercado oferece muitas opções. Passe também a observar qual o efeito do álcool sobre as pessoas. Você realmente precisa dele para ser feliz? O mesmo serve para qualquer coisa que esteja prejudicando a sua saúde – excesso de televisão, alimentação errada, dormir tarde – , elimine tudo que possa destruir a pessoa mais importante deste mundo, VOCÊ!

confianca - deusContando Com a Fonte de Todo o Poder

Elementos como: sol, água, ar puro, exercícios físicos, alimentação saudável, pureza de vida, devem ser vistos como os “Remédios Divinos”; quem os criou foi o verdadeiro médico de nosso corpo e mente. A Ele devemos nossa vida e glorificá-lo é ser sábio. Algumas dicas são valiosas: Tenha o hábito de orar diariamente e entenda que oração é um diálogo sincero com Deus. Mantenha o hábito de estudar todos os dias a Bíblia e conhecer quais são os ensinos de Deus para sua vida. Antes de sair para o trabalho leia a bíblia e ore, antes de dormir agradeça a Ele por no mínimo três coisas boas que ocorreram no seu dia, como por exemplo aquela vaga inesperada para estacionar o carro, seja grato nas coisas mais simples da vida. Segundo a Revista Época (21 de março de 2009), não só a fé parece estar programada em nosso cérebro, como teria benefícios para a saúde. Andrew Newberg, neurocientista da Universidade da Pensilvânia e autor de um importante estudo sobre o poder da meditação e da oração afirma: “os nossos estudos usando imagens do cérebro mostram que, no longo prazo, há alterações no lobo frontal (relacionado à memória e à regulação das emoções) e no sistema límbico (ligado às emoções). As pessoas tendem a conseguir controlar mais suas emoções e expressá-las. A meditação e a oração ajudam a melhorar a relação consigo mesmo e com os outros. Também especulamos que essas práticas alteram, inclusive, a química cerebral, como os níveis de serotonina e dopamina, que regulam nosso humor, nossa memória e o funcionamento geral de nosso corpo.”

Gerando mudança:

Inicie sua rotina de comunhão com o Criador todos os dias antes de começar suas atividades diárias, comece pelo livro de provérbios, leia um verso e medite sobre o que Deus quer te dizer através do mesmo, comece com 5 minutos por dia e vá aumentando aos poucos. Faça também os agradecimentos noturnos como descrito neste artigo.

REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO:

FELDMAN, A. Quem dorme pouco morre antes. Disponível em: < http://www.medicinadoestilodevida.com.br/dormir-cedo/ >, Acesso em: 20/07/2016
SORG, L; BUSCATO, M. A fé que faz bem a saúde. Disponível em: < http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI64864-15224,00.html >, Acesso em: 10/07/2016
VARGAS, R. Adelante 8 princípios de saúde. 2ª ed. Maringá: 2014.
WHITE, E. A ciência do bom viver. 1ª ed. Neste formato. São Paulo: 2008.
WHITE, E. Quais são os oito remédios e para que servem. Disponível em: < http://www.adventistas.org/pt/saude/8-remedios-naturais>, Acesso em: 20/02/2016

Facebook Comments

Comments 3

  1. Avatar
    Márcio Neves
    2 de setembro de 2016

    Excelente, obrigado pela informação👏👏👏👏

    1. Avatar
      Daniela Pires
      6 de setembro de 2016

      Estou aqui para isso Márcio Neves, para transmitir tudo que aprendi.
      Fico feliz em saber que essa informação foi relevante para você!
      Grande Abraço
      Daniela Pires

  2. Avatar
    Marco Túlio Batista Vaz
    12 de setembro de 2016

    Trabalho excepcional!!! Parabéns Dani.

Escreva um comentário